top of page

MANDAÇAIA JUS

O início do século XXI tem sido marcado pela crescente preocupação com problemas ecológicos que comprometem a vida no planeta; pela luta contra o racismo, o sexismo e demais desdobramentos do projeto colonial; pelo recrudescimento de discursos de ódio, desinformação e por ameaças aos direitos humanos e à democracia.

Essas inquietações têm provocado intensas reflexões, sob as mais diversas perspectivas e nas mais variadas áreas do saber, que questionam as formas dominantes de organização social, a centralidade dada ao ser humano e as epistemologias hegemônicas e etnocentradas. Há uma busca por outras formas de se entender o mundo, por, como dizem os zapatistas, mundos em que caibam todos os mundos.

O selo Mandaçaia Jus foi criado em julho de 2022 e tem como objetivo editar obras que promovam uma reflexão crítica sobre a regulação jurídica, aqui entendida como um fenômeno mais amplo que a sua forma ocidental de expressão.

Assume uma perspectiva essencialmente contra-hegemônica, buscando difundir e democratizar discussões sobre Antropologia e Sociologia Jurídica, Teoria Geral e Filosofia do Direito, Direitos Humanos, entre outros.

Selo Mandaçaia Jus.png
bottom of page