SOBRE
No início de 2020, o mundo se deparou com o surgimento de uma pandemia que impactou profundamente a vida de bilhões de pessoas, evidenciando a urgência de mudanças na forma como o ser humano se relaciona consigo e com os demais habitantes do planeta.
A Editora Mandaçaia nasceu no ano de 2021, em meio a esse contexto pandêmico, com o objetivo de contribuir para esse processo de transformação, colocando pessoas em contato com ideias que façam brotar reflexões sobre as múltiplas formas de entender o mundo.
Espelhamo-nos na abelha mandaçaia, uma espécie sem ferrão nativa do Brasil que, por meio de um trabalho coletivo, em pequena escala, coleta e espalha o pólen de flor em flor, contribuindo para a manutenção e restauração da biodiversidade.
Acreditamos que essa pequena abelha traz lições valiosas para o necessário processo de transformação de nossa relação com o mundo e, inspirados por ela, adotamos valores como solidariedade, pluralidade, interculturalidade, transparência, respeito ao meio ambiente, valorização dos diferentes saberes, acessibilidade e comércio justo. Esses valores estão presentes em todas as nossas ações, da seleção do catálogo à forma como nos relacionamos com autores, leitores e colaboradores.
Nossa linha editorial é essencialmente interdisciplinar e aborda, sempre sob uma perspectiva crítica, temas como meio ambiente, multiculturalismo, direitos humanos, democracia, racismo, feminismo, etnocentrismo, sexualidade, arte, ancestralidade, entre outros, sem promover a ideia de hierarquia entre os diversos tipos de saberes.
NOSSA EQUIPE
EMANUEL
FONSECA LIMA
Editor e Revisor
HELENA
BURGOS LOPES
Editora e Designer
LIVIA BURGOS FONSECA
Editora e Revisora